Castelo Rá-Tim-Bum: Hora de Dormir

Hora de Dormir - Castelo Rá-Tim-Bum

Este é sem dúvida o episódio mais raro do Castelo Rá-Tim-Bum.

Na Wikipedia esse episódio (número 91) é mencionado de forma bem breve e diz que foi exibido somente duas vezes na história da série! Ele foi exibido como um especial de Natal e foi o único episódio de 1 hora do Castelo.

A história

O roteiro é baseado na história de um menino chamado Daniel que está assistindo ao Castelo. O Nino está discutindo com o Relógio pois é hora de dormir, mas ele não está com o mínimo sono!

Depois que o episódio do Castelo (na TV de Daniel) encerra é hora de Daniel dormir e seu pai (Arnaldo) logo vem para colocá-lo na cama. Mas Daniel também não está com sono e faz de tudo para prorrogar o horário, convencendo seu pai a cantar músicas e contar estórias.

Arnaldo decide cantar a música “Dorme em paz” (Palavra Cantada), mas mesmo assim Daniel não consegue dormir.

Finalmente ele convence seu pai a contar uma estória. Arnaldo depois de muito relutar resolve começar a estória da Bela Adormecida. Ele vai contado, até chegar ao momento em que Aurora espetaria seu dedo na roca de fiar, mas interrompe tudo e deixa claro que é realmente Hora de Dormir!

Hora de Dormir - Bruxa e a roca de fiar

Daniel até tenta, mas de repente a sua televisão acende e lá está Nino ainda sem conseguir dormir. Aí a mágica acontece! Nino começa a falar com Daniel pela TV e os dois começam a conversar sobre a falta de sono…

O Nino então convida Daniel para vir ao Castelo. Mas como? Nino diz: “É só seguir o Ratinho!

Hora de Dormir - Nino fala com Daniel pela TV

De repente o Ratinho aparece no quarto de Daniel e os dois correm por dentro de um armário e acabam aparecendo na porta do Castelo!

Daniel entra no Castelo e conhece a Bela Adormecida

Hora de Dormir - Daniel chega no Castelo

Depois de conhecer o Castelo e alguns de seus moradores Daniel e Nino se assustam quando algo inesperado acontece.

O príncipe da Bela Adormecida aparece no Castelo procurando pela feiticeira Morgana. Logo em seguida chegam ao Castelo a Bruxa má e Aurora para também tentar falar com Morgana e resolver um problemão: A estória da Bela Adormecida empacou! Aurora não está com sono e sem dormir o príncipe não pode beijá-la e salvá-la da Bruxa má. 🙂

Porém a poderosa feiticeira Morgana está no seu sono de beleza e Nino se recusa a acordar a tia-avó.

Hora de Dormir - Bela Adormecida, o Príncipe e a Bruxa

A Bruxa má está impaciente! Implora para o Nino que faça alguma coisa para que a maldiiiiiiita estória continue!

Nino, Daniel e os personagens da Bela Adormecida fazem de tudo para que a princesa durma. Depois de tentar uma segunda canção de ninar finalmente Aurora cai no sono. Mas Daniel, sem querer, derruba uma cadeira e a princesa acorda novamente, o que deixa a Bruxa má extremamente nervosa!

Ela transforma Daniel num sapo horroroso e depois de muito barulho eles conseguem acordar Morgana. Ela desce de sua torre e começa a resolver a situação.

Hora de Dormir - Daniel vira um sapo horroroso

Primeiro explica que só as princesas tem o poder de transformar sapos em pessoas e faz todos convencerem Aurora a beijar o sapo horroroso para que ele volte a ser o Daniel.

A mágica funciona e finalmente Morgana explica que na verdade a estória da Bela Adormecida empacou porque o pai de Daniel parou de contar bem no momento que a princesa deveria dormir! Assim, todos começam a gritar pelo nome de Arnaldo até que ele aparece no quarto de Daniel e percebe que o pessoal do Castelo está chamando ele pela televisão.

Hora de Dormir- Arnaldo contando o resto da história

Depois de muitas explicações ele tenta continuar a estória com a ajuda de todos. E finalmente a princesa dorme seu sono de 100 anos! Todos ficam felizes, Daniel se despede do pessoal do Castelo e volta ao seu quarto.

Hora de Dormir - Tchau não, até amanhã

Daniel então acorda com seu pai chamando para ir a escola e vê que tudo não passou de um sonho, até que o Nino aparece na TV novamente e fala: “Foi nada!” e termina o episódio com a frase: “Tchau não, até amanhã”.

Os personagens e curiosidades

Tem muitos detalhes nesse episódio! Eu vou postar aos poucos… tenho que assistir várias vezes para lembrar de tudo. Mas vamos começar com os personagens:

A Bruxa

Hora de Dormir - Grace Gianoukas

Tirando Daniel, nenhum dos atores são novos na TV Cultura. A Bruxa má é nada mais nada menos que Grace Gianoukas. Para quem assistia Rá-Tim-Bum sabe que ela era a mãe de Lia e Ivo. Sim… aquela família que ligava a TV todo dia para assistir o Rá-Tim-Bum! Ela também atuou na Rede Globo e no teatro criou e atuou no “Terças Insanas”.

Aurora – A Bela Adormecida

Hora de Dormir - Iara Jamra

A princesa Aurora é interpretada por Iara Jamra mais conhecida como Nina! Sim! A menina do Rá-Tim-Bum que vivia num quarto gigante e tinha uma boneca que chamava Careca!

Iara também foi atriz na Rede Globo e segundo um comentário na Wikipedia ela foi também aluna de teatro de Flávio de Souza, roteirista do Rá-Tim-Bum e do Castelo.

O Príncipe Encantando

Hora de Dormir - Henrique Stroeter

O príncipe é na verdade um famoso personagem do Castelo. Mas é muito difícil de descobrir sem toda a maquiagem… Mas sim! Ele é o Perônio, irmão gêmeo e gênio de Tíbio (Flávio de Souza)!

Ele é interpretado por Henrique Stroeter, ator que além de ser para sempre o Perônio, também esteve presente no X-Tudo e na Ilha Rá-Tim-Bum.

O pai de Daniel

Hora de Dormir - Theo Werneck

O Arnaldo, pai de Daniel é interpretado pelo ator e músico Theo Werneck, que também participou de muitas produções da TV Cultura. Mas as que mais me espantaram quando descobri foram o Pinguim Pianista no Rá-Tim-Bum e o a voz do Tap, uma das botas do Castelo Rá-Tim-Bum.

Daniel

E finalmente, Daniel interpretado por Fernando Pimentel. A verdade é que não encontrei nada sobre ele na Web. Aqui preciso de ajuda! Quem souber qualquer coisa sobre ele, por favor, comente!

Mais detalhes

Existem milhões de outros detalhes e curiosidades sobre esse episódio. Mas vou parar por aqui por enquanto.

Um que eu gosto muito já foi comentado acima. O Nino termina o episódio com a frase: “Tchau não, até amanhã”. Essa frase é o nome do primeiro episódio do Castelo e foi usada pelo Nino também no final do episódio quando ele se despede pela primeira vez de Biba, Pedro e Zequinha.

Com tempo volto depois e atualizo esse post com mais dessas curiosidades… ou então vou criando novos posts mais específicos.

E você? Lembra desse raro episódio? Muita gente já me falou que achava que fosse um sonho… Mas o episódio existiu! Compartilhe aqui suas recordações sobre esse especial!