Castelo Rá-Tim-Bum: Hora de Dormir

Hora de Dormir - Castelo Rá-Tim-Bum

Este é sem dúvida o episódio mais raro do Castelo Rá-Tim-Bum.

Na Wikipedia esse episódio (número 91) é mencionado de forma bem breve e diz que foi exibido somente duas vezes na história da série! Ele foi exibido como um especial de Natal e foi o único episódio de 1 hora do Castelo.

A história

O roteiro é baseado na história de um menino chamado Daniel que está assistindo ao Castelo. O Nino está discutindo com o Relógio pois é hora de dormir, mas ele não está com o mínimo sono!

Depois que o episódio do Castelo (na TV de Daniel) encerra é hora de Daniel dormir e seu pai (Arnaldo) logo vem para colocá-lo na cama. Mas Daniel também não está com sono e faz de tudo para prorrogar o horário, convencendo seu pai a cantar músicas e contar estórias.

Arnaldo decide cantar a música “Dorme em paz” (Palavra Cantada), mas mesmo assim Daniel não consegue dormir.

Finalmente ele convence seu pai a contar uma estória. Arnaldo depois de muito relutar resolve começar a estória da Bela Adormecida. Ele vai contado, até chegar ao momento em que Aurora espetaria seu dedo na roca de fiar, mas interrompe tudo e deixa claro que é realmente Hora de Dormir!

Hora de Dormir - Bruxa e a roca de fiar

Daniel até tenta, mas de repente a sua televisão acende e lá está Nino ainda sem conseguir dormir. Aí a mágica acontece! Nino começa a falar com Daniel pela TV e os dois começam a conversar sobre a falta de sono…

O Nino então convida Daniel para vir ao Castelo. Mas como? Nino diz: “É só seguir o Ratinho!

Hora de Dormir - Nino fala com Daniel pela TV

De repente o Ratinho aparece no quarto de Daniel e os dois correm por dentro de um armário e acabam aparecendo na porta do Castelo!

Daniel entra no Castelo e conhece a Bela Adormecida

Hora de Dormir - Daniel chega no Castelo

Depois de conhecer o Castelo e alguns de seus moradores Daniel e Nino se assustam quando algo inesperado acontece.

O príncipe da Bela Adormecida aparece no Castelo procurando pela feiticeira Morgana. Logo em seguida chegam ao Castelo a Bruxa má e Aurora para também tentar falar com Morgana e resolver um problemão: A estória da Bela Adormecida empacou! Aurora não está com sono e sem dormir o príncipe não pode beijá-la e salvá-la da Bruxa má. 🙂

Porém a poderosa feiticeira Morgana está no seu sono de beleza e Nino se recusa a acordar a tia-avó.

Hora de Dormir - Bela Adormecida, o Príncipe e a Bruxa

A Bruxa má está impaciente! Implora para o Nino que faça alguma coisa para que a maldiiiiiiita estória continue!

Nino, Daniel e os personagens da Bela Adormecida fazem de tudo para que a princesa durma. Depois de tentar uma segunda canção de ninar finalmente Aurora cai no sono. Mas Daniel, sem querer, derruba uma cadeira e a princesa acorda novamente, o que deixa a Bruxa má extremamente nervosa!

Ela transforma Daniel num sapo horroroso e depois de muito barulho eles conseguem acordar Morgana. Ela desce de sua torre e começa a resolver a situação.

Hora de Dormir - Daniel vira um sapo horroroso

Primeiro explica que só as princesas tem o poder de transformar sapos em pessoas e faz todos convencerem Aurora a beijar o sapo horroroso para que ele volte a ser o Daniel.

A mágica funciona e finalmente Morgana explica que na verdade a estória da Bela Adormecida empacou porque o pai de Daniel parou de contar bem no momento que a princesa deveria dormir! Assim, todos começam a gritar pelo nome de Arnaldo até que ele aparece no quarto de Daniel e percebe que o pessoal do Castelo está chamando ele pela televisão.

Hora de Dormir- Arnaldo contando o resto da história

Depois de muitas explicações ele tenta continuar a estória com a ajuda de todos. E finalmente a princesa dorme seu sono de 100 anos! Todos ficam felizes, Daniel se despede do pessoal do Castelo e volta ao seu quarto.

Hora de Dormir - Tchau não, até amanhã

Daniel então acorda com seu pai chamando para ir a escola e vê que tudo não passou de um sonho, até que o Nino aparece na TV novamente e fala: “Foi nada!” e termina o episódio com a frase: “Tchau não, até amanhã”.

Os personagens e curiosidades

Tem muitos detalhes nesse episódio! Eu vou postar aos poucos… tenho que assistir várias vezes para lembrar de tudo. Mas vamos começar com os personagens:

A Bruxa

Hora de Dormir - Grace Gianoukas

Tirando Daniel, nenhum dos atores são novos na TV Cultura. A Bruxa má é nada mais nada menos que Grace Gianoukas. Para quem assistia Rá-Tim-Bum sabe que ela era a mãe de Lia e Ivo. Sim… aquela família que ligava a TV todo dia para assistir o Rá-Tim-Bum! Ela também atuou na Rede Globo e no teatro criou e atuou no “Terças Insanas”.

Aurora – A Bela Adormecida

Hora de Dormir - Iara Jamra

A princesa Aurora é interpretada por Iara Jamra mais conhecida como Nina! Sim! A menina do Rá-Tim-Bum que vivia num quarto gigante e tinha uma boneca que chamava Careca!

Iara também foi atriz na Rede Globo e segundo um comentário na Wikipedia ela foi também aluna de teatro de Flávio de Souza, roteirista do Rá-Tim-Bum e do Castelo.

O Príncipe Encantando

Hora de Dormir - Henrique Stroeter

O príncipe é na verdade um famoso personagem do Castelo. Mas é muito difícil de descobrir sem toda a maquiagem… Mas sim! Ele é o Perônio, irmão gêmeo e gênio de Tíbio (Flávio de Souza)!

Ele é interpretado por Henrique Stroeter, ator que além de ser para sempre o Perônio, também esteve presente no X-Tudo e na Ilha Rá-Tim-Bum.

O pai de Daniel

Hora de Dormir - Theo Werneck

O Arnaldo, pai de Daniel é interpretado pelo ator e músico Theo Werneck, que também participou de muitas produções da TV Cultura. Mas as que mais me espantaram quando descobri foram o Pinguim Pianista no Rá-Tim-Bum e o a voz do Tap, uma das botas do Castelo Rá-Tim-Bum.

Daniel

E finalmente, Daniel interpretado por Fernando Pimentel. A verdade é que não encontrei nada sobre ele na Web. Aqui preciso de ajuda! Quem souber qualquer coisa sobre ele, por favor, comente!

Mais detalhes

Existem milhões de outros detalhes e curiosidades sobre esse episódio. Mas vou parar por aqui por enquanto.

Um que eu gosto muito já foi comentado acima. O Nino termina o episódio com a frase: “Tchau não, até amanhã”. Essa frase é o nome do primeiro episódio do Castelo e foi usada pelo Nino também no final do episódio quando ele se despede pela primeira vez de Biba, Pedro e Zequinha.

Com tempo volto depois e atualizo esse post com mais dessas curiosidades… ou então vou criando novos posts mais específicos.

E você? Lembra desse raro episódio? Muita gente já me falou que achava que fosse um sonho… Mas o episódio existiu! Compartilhe aqui suas recordações sobre esse especial!

 

5 comentários sobre “Castelo Rá-Tim-Bum: Hora de Dormir”

  1. Caraca eu realmente achei que fosse um sonho meu!
    Assisti apenas uma vez, quando era muuuuito novinho, mas me lembro perfeitamente!
    Morria de medo das bruxas kkkk
    Muito bom, aliás, ótimo para relembrar!
    Obrigado, hein!?

  2. O ator Fernando Pimentel que interpretou o Daniel nesse episódio especial do Castelo Rá-Tim-Bum, estudou comigo no Colégio Rio Branco em São Paulo, por volta dos anos 80 e 90, o chamávamos de Fernandinho… Também gostaria de saber mais sobre o rumo que ele tomou!!!
    Hoje ele deve estar com uns 29 anos também…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *